Rio de Janeiro / RJ - terça-feira, 07 de maio de 2024

Formação médica

Saiba mais sobre seu médico

 

Dr Luiz Maurino Abreu

Formado na turma de 1980 da Faculdade de Medicicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro sendo a partir de então médico concursado do Hospital Federal  dos Servidores do Estado, onde fez sua Residência em Clínica Médica e Cardiologia.

Mestrado e Doutorado em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Responável pela Unidade Cardio Intensiva (UC) e pelo Setor de Estimulação Cardíaca Artificial do Hospital Federal dos Servidores do Estado desde 1985 com responsabilidade de diagnosticar as arritmias e as indicações do uso de Marca Passos Cardíacos e Defibriladores Implantáveis (CDI). No HFSE ocupou Chefia do Serviço de Cardiologia do hospital até se aposentar em 2019 e fez parte de várias Diretorias da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro (SOCERJ). Atualmente ó Diretor Científico do Departamento de Eletrocardiografia da SOCERJ (2021-2023)

Desenvolveu o Programa TIET (Trombólise do Infarto na Emergência por Teleconsultoria) que desde 1998 foi adotado para o Estado do Rio de Janeiro e que demonstrou o grande benefício da estratégia de reperfusão (desobstruir a coronária) no primeiro local de atendimento, com redução da mortalidade hospitalar e a longo prazo.

Cardiologista de formação clínica hospitalar, terapia intensiva e consultório, com ênfase no tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio, desde a orientação preventiva com o controle dos fatores de risco, o reconhecimento precoce do quadro anginoso, a intervenção visando revascularização imediata da área infartada e o acompanhamento hospitalar crítico e o seguimento ambulatorial.

Fundou a ESTIMULOCOR em 1990 para estender sua atuação para o setor privado, onde desenvolve ações voltadas para a prevenção, tratamento de cardiopatias em geral com foco na hipertensão arterial, doença coronariana, arritmias cardíacas incluindo controle e implante de marcapassos. Atualmente atendemos também outras especialidades clínicas.